Portal dos Professores Portal dos Professores

Biblioteca / Publicações

Artigos

A AFETIVIDADE REDUZINDO A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
A ARTE COMO RECURSO EDUCACIONAL NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA
ACESSIBILIDADE: UTOPIA OU REALIDADE?
A CONSTRUÇÃO DE ´VINCULOS AFETIVOS ENTRE A CRIANÇA E O EDUCADOR
A DANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
“A ESCOLA E AS DESIGUALDADES SOCIAIS”
ÁGUA: A FONTE DA VIDA NO DIA A DIA
ÁGUA PARA VIVER, RECICLAR PARA NÃO FALTAR
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA AFRO BRASILEIRA PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PSICOPEDAGOGIA: SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA.
A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A INCLUSÃO EM SALA DE AULA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL LEVE
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO COMPORTAMENTO DA CRIANÇA NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTII
A INFLUÊNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 1 A 3 ANOS
A INTERFERÊNCIA DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA EM CLASSES MULTISSERIADAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE BURITI MA.
ALIMENTAÇÃO E DIVERSÃO A MELHOR FORMA DE FORTALECER O CORAÇÃO
A LOUSA DIGITAL E SUA INTERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
ANÁLISE DA CONVERGÊNCIA DA TEORIA COM A PRÁTICA PREVISTA NOS PCN-LE – ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM DA DOCENCIA DE PROFESSORES-ARQUITETOS: VOZES DE DOCENTES DE UM CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
A PSICOMOTRICIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM
AQUISIÇÃO DA LEITURA, ESCRITA E LINGUAGEM: PROBLEMAS, ESCOLA E PSICOPEDAGOGO
AS CRIANÇAS E A DEFICIT DE ATENÇAO /HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE ATRAVÉS DO RESGATE DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA.
BRINCADEIRAS
" BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS"
BULLYING E SUAS IMPLICAÇÔES NO AMBIENTE ESCOLAR
CASOS DE ENSINO COMO INSTRUMENTO DE CARACTERIZAÇÃO DE PROFESSORAS INICIANTES
CASOS DE ENSINO E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA: INVESTIGANDO CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE FUTURAS PROFESSORAS
COMO SOU, O QUE PENSO O QUE VIVO
COMO TRABALHAR A HIPERATIVIDADE EM SALA DE AULA
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: VIABILIZANDO A PRÁTICA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
CONFECÇÃO E UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO MONTESSORI NAS AULAS DE MATEMÁTICA
CONFLITOS ENTRE ESTILOS DE ENSINAR E APRENDER: EXPLICANDO O BAIXO RENDIMENTO DE ALUNOS ADULTOS DE LÍNGUA INGLESA
CONHECIMENTO DE MUNDO: O REINO ANIMAL
CONSELHO ESCOLAR: APRENDIZAGEM NA ESCOLA, RESPEITO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA E EDUCAÇÃO EMANCIPADORA
CONSTRUÇÃO ÉTNICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR JUNTO ÀS ESCOLAS DO CAMPO E UNIDADES EXECUTORAS
CONTRIBUIÇÕES DOS CONSELHOS ESCOLARES EM BUSCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
CRESCENDO COM A NATUREZA
CULTIVANDO O FUTURO
CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
CURSO NORMAL SUPERIOR FORA DE SEDE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DE ONDE VÊM AS SEMENTES
DESENHO: UMA FORMA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
DESENVOLVENDO UMA METODOLOGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE A ESCOLA E AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS COM A PARCERIA DA UNIVERSIDADE
DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA OU DISLEXIA?
DISCALCULIA: INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
DISCUTINDO VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO MÉTODO "EDUCARE"
DISTÚRBIOS, TRANSTORNOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: UM PAINEL PROVISÓRIO DE DEFINIÇÕES E TEORIAS EXPLICATIVAS
DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO INFANTIL: BUSCANDO A EXCELÊNCIA
EDUCAÇÃO INFANTIL: EIXOS NORTEADORES
EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇO LÚDICO
EDUCAÇÃO INFANTIL - VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE
ESTEREÓTIPOS INDÍGENAS
“É UM, É DOIS, É TRÊS, É HORA DA HISTÓRIA”: CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIAL E AFETIVO DE CRIANÇAS DE UM A TRÊS ANOS
EXPLORANDO SONS
FORMAÇÃO DE FORMADORES: APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE PROFESSORAS-MENTORAS PARA USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
IMPLICAÇÕES DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NOS CASOS DE DISLEXIA
INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
LIMITES: COMO A FALTA DELE PREJUDICA O TRABALHO EM SALA DE AULA
LINGUAGEM E SISTEMA GESTUAL: RUDOLF LABAN
MAS, AFINAL? O QUE É SER JOVEM?
"MEU NOME É...."
NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBSERVAÇÃO DE BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS
O CONSELHO DE ESCOLA DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LUIZ MADUREIRA
O CONTO DE FADAS NO PROJETO HORA DA LEITURA
O CURRÍCULO ESCOLAR NOS DIAS ATUAIS
O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONQUISTA EM RETROCESSO
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UTILIZANDO JOGOS E BRINCADEIRAS
O ESPAÇO DA CRECHE: COMO UTILIZAR O ESPAÇO FÍSICO DA CRECHE DE MODO QUE PROPORCIONE APRENDIZAGEM
O GESTOR FRENTE ÀS HORAS DE TRABALHO PEDAGÓGIGO COLETIVO (HTPC) EM BUSCA DE ALTERNATIVAS PARA COMPLEXIDADE DO COTIDIANO ESCOLAR
O JOGO E APRENDIZAGEM NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGOGICA
O PAPEL DAS NARRATIVAS DE HISTÓRIAS NA CONSTRUÇÃO DO AMBIENTE ALFABETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O PAPEL DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ATUAL CONTEXTO.
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SEGUNDO AS TEORIAS HUMANÍSTICA, COMPORTAMENTALISTA, CONSTRUTIVISTA, SÓCIO-CONSTRUTIVISTA E SÓCIO-CULTURAL
O REFLEXO DA TV NO PROCESSO EDUCACIONAL
OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE DINAMIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
O TRABALHO COM A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SOBRE A INDÚSTRIA CULTURAL
O USO DE JOGOS NA SOCIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
POESIAS DE CORDEL COMO RECURSO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO/ APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: DÉCADA DE 50 ATÉ OS DIAS ATUAIS
POR QUE A ÁRVORE MORREU?
PRÁTICAS DO BRINCAR ENTRE BEBÊS
PRÁTICAS EDUCATIVAS INCENTIVANDO A LEITURA E A ESCRITA NA ESCOLA E NA COMUNIDADE
PRÁTICAS EDUCATIVAS: QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DO TEACCH: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO QUALITATIVA NOS ASPECTOS DA INTERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL DO INDIVIDUO COM AUTISMO.
PRODUÇÃO DA CRIANÇA E DA INFÂNCIA
PROJETO ARTES VISUAIS
PROJETO “CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FASE 4”
PROJETO: EXPLORAÇÃO DO LIVRO: “APOSTANDO COM O MONSTRO”
PROJETO: LER E IMAGINAR, É SÓ COMEÇAR!
PROJETO "MEUS BICHINHOS QUERIDOS"
PROJETO: PLANTANDO E APRENDENDO COM A NOSSA HORTA
PROJETO PORQUE COMER VITAMINAS
PROJETO UM MUNDO PARA TODOS!
PROJETO: UM NOVO OLHAR À INFÂNCIA
QUILOMBOLAS: LUGAR, POVO E CULTURA
RECICLANDO NA ESCOLA
RECICLANDO O FUTURO DO NOSSO PLANETA
REFLEXÃO SOBRE UMA CENA - RELAÇÃO PAIS-ESCOLA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
RELAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA UMA PARCERIA QUE PODE OU NÃO DAR CERTO
RESGATANDO A IDENTIDADE DO FAZER PEDAGÓGICO NA CRECHE FRENTE AO BINÔMIO CUIDAR-EDUCAR
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM CAMINHO PROMISSOR PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"SACOLINHA DA LEITURA"
SACOLINHAS RETORNAVÉIS: UMA IDEIA LEGAL
SEMENTINHAS
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO: MULTICULTURALISMO; INTERDISCIPLINARIDADE, USO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
SOMOS TODOS IMPORTANTES
TATEANDO
TERRA E ÁGUA: BENS PRECIOSOS
TIC´S NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS MENTORAS: FACILITANDO A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
TRANSFORMAÇÃO COGNITIVA FUNDAMENTAL: DO CONHECIMENTO PRÉVIO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
UMA PROPOSTA PARA A SUPERAÇÃO DA CRISE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA
UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DA OBRA DE AUGUSTO CURY
UM POUCO DE CAFÉ NA PALMA DE SUA MÃO
USO RACIONAL E CONSCIENTE DA ÁGUA
UTILIZANDO A RECICLAGEM EM SALA DE AULA